Imagem da Plataforma de Wilkins É isso mesmo que vocês leram pessoal, um bloco de gelo de pouco mais de 410 km começou a se desprender da plataforma de Wilkins, na Península Antártida, e a derreter no mar, o acontecimento é resultado do derretimento polar provocado pelo aquecimento global, causado pelo aumento nas concentrações de gases estufa de origem antropogênica (incluindo, para além do aumento de gases estufa, outras alterações como, por exemplo, um maior uso de águas subterrâneas e de solo para a agricultura industrial e a um maior consumo energético e poluição), está na horas de todos usarmos a consciência em nome de um planeta melhor.
Vaughan fez uma previsão em 1993 de que a porção norte da plataforma de Wilkins desapareceria dentro de 30 anos se o aquecimento da Terra continuasse, mas ele disse que isto está acontecendo mais rápido do que esperava.
Os pesquisadores temem que o restante da plataforma de gelo também desmorone o que pode ocorrer nos próximos 15 anos. Este acontecimento é um sinal que os efeitos do aquecimento global ganharam maiores proporções.
Segundo os cientistas, a Península Antártida tem passado por um aquecimento sem precedentes nos últimos 50 anos, de quase 3ºC.
A Plataforma de Wilkins estende-se por 13.000 quilómetros quadrados, no extremo Norte do continente, a 1600 quilómetros da América do Sul.
Imagem tirada por um satélite mostrou o momento do desabamento de um pedaço com mais de 410 km de extensão da plataforma de gelo conhecida como Wilkins, na região oeste do continente. O desmoronamento teve início no dia 28 de fevereiro.
Um comentário:
Marlon,
Excelente o teu texto. Muito bom mesmo, inclusive pela preocupação de agregar material ilustrativo. Faltou apenas dizer se a foto que vofcê publicou é a mesma a qual vc se refere no final do texto. Se for, vale a pena chamar a atenção da foto.
Abração Castilho
Postar um comentário