quarta-feira, 9 de abril de 2008

Violência sem fronteiras

Com não falar de um tema tão polemico e destruidor de lares como a violência, um tema que afeta a todos sem exceções, sem exceções mesmo, O mundo hoje vive um tremendo e violento caos.

Pessoas morrem todos os dias em função de manifestações violentas como, por exemplo, o Tibet vive hoje, onde os monges que buscam a paz estão sendo perseguidos pela China, não se sabe ao certo o numero de mortos, pois a imprensa está proibida de entrar no Tibet, as pessoas estão trancadas dentro de casa com medo de retaliações da policia chinesa, lojas são apedrejadas e saqueadas.

Outro fato deprimente que ocorre nos dias de hoje é a ocupação dos Estados Unidos atrás armas de destruição em massa, quantas pessoas ainda necessitam morrer no Iraque até que as “armas de destruição em massa” possam ser encontradas, quantos serão os soldados que não retornarão aos seus lares?

O que falar então sobre o que acontece hoje no Haiti, tropas da ONU comandadas por um general brasileiro e enviadas para ajudar no restabelecimento e manutenção do estado de direito, segurança e ordem pública, protegendo os civis e instalações. É particularmente importante a assistência ao governo local em questões sanitárias, de alimentação da população e de ajuda humanitária em geral, além da tarefa de desarmamento e desmobilização de grupos armados que não tem nem o que comer, mas querem a todo custo causar terror.

Não podemos nos esquecer também das violentíssimas guerras do tráfico travadas nas favelas do Brasil, fico eu me perguntando, Como um país que não consegue conter a violência em suas favelas pode enviar tropas ao Haiti para ajudar na estabilização de um país, onde diariamente pessoas morrem em função dos tiroteios entre policiais e traficantes e moradores vivem aterrorizados.

Sem saber o dia de amanhã, policias do Bope são enviados diariamente tentando conter a ação dos traficantes, em algumas ocasiões usando o excesso de força bruta, já que os traficantes estão sempre fortemente armados.

Com toda essa violência ao redor do mundo onde iremos parar.

2 comentários:

Carlos Castilho disse...

Marlon,
O que houve, o teu texto não aparece como postado. Só se vê o titulo.
Castilho

marcelo disse...

vagabundo e bom morto valeu policia do meu rj